Após dois anos de crise, o mercado brasileiro dá sinais de reaquecimento e a indústria da construção já começa a apresentar inovações que tornam as construtoras mais competitivas e os projetos mais sustentáveis. Conheça algumas delas:

Tijolos ecológicos
O uso de materiais que são menos poluentes e utilizam recursos renováveis ou mais abundantes na natureza está em alta. No caso dos tijolos, existe uma grande variedade no mercado, feitos de matérias-primas diferentes, como resíduos de construção, por exemplo. Assim, podem substituir os tijolos tradicionais sem alterar a estrutura do projeto.

Concreto sustentável
Para diminuir a emissão de dióxido de carbono proveniente da produção do concreto e reduzir a quantidade de lixo, alguns fabricantes vêm investindo no concreto sustentável, feito a partir de materiais reciclados (vidro, madeira e outros gerados no processo de demolição).

Telhas solares
Sabe os painéis de aquecimento solar instalados sobre o telhado das casas? Pois é, agora a novidade são as telhas solares que já vêm com essas células fotovoltaicas, servindo tanto para proteger a construção como para captar os raios solares.

Reuso da água
Existem diversas alternativas para a conservação e o reaproveitamento da água, seja durante a obra ou no dia a dia depois que o imóvel ficou pronto. Captação e uso da água da chuva; tratamento e reutilização da “água cinza”, que vem das máquinas de lavar, lavatórios e chuveiros; aproveitamento da água da drenagem do terreno durante a obra.

Automação
Em breve, com o avanço da tecnologia, luzes, aparelhos eletrônicos e elevadores poderão ganhar controle automatizado. São as casas inteligentes.

Lembrando que o alumínio é um 100% reciclável e abundante na natureza, características cada mais mais valorizadas hoje em dia na hora de escolher materiais.