O muxarabi (ou muxarabiê) e o cobogó são dois elementos arquitetônicos vazados muito charmosos que, por terem funções semelhantes, são bastante confundidos. Você sabe a diferença entre eles?

Bem, o muxarabi é originário da arquitetura árabe. É um tipo de treliça feita de madeira usada para fechar janelas, vãos e balcões, com a função de refrescar o ambiente. Um efeito interessante é que, além da ventilação, ele pemite que o lado de dentro visualize o externo, mas não o contrário, proporcionando maior liberdade e privacidade. No Brasil, foram trazidos pelos portugueses, mas hoje existem bem poucos deles por aqui.

O cobogó, cujo nome veio da junção da primeira sílaba do sobrenome de seus “inventores” (Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis), foi criado no Brasil e pode ser considerado uma evolução do muxarabi. Além da beleza estética e de “separar ambientes”, sua função é bioclimática, facilitando a ventilação e a iluminação. Em alta na arquitetura modernista, hoje o cobogó está de volta, sendo produzido em uma infinidade de materiais e cores.

Gostou? Quem sabe conseguimos inspirar você que vai construir ou revitalizar residências e comércios! Afinal, agora existem diversos painéis e texturas (feitos de diferentes materiais), que podem, inclusive, ser utilizados internamente.