Construir ou reformar uma casa na praia exige uma atenção especial na escolha dos materiais. Isso porque a proximidade com o mar traz a famosa maresia, aquela brisa salgada e úmida que muito rapidamente danifica e reduz a durabilidade de diferentes matérias-primas, especialmente as de metal, como grades, portas e janelas, e também as que ficam expostas, como madeiras e até tijolos.

No caso das portas e janelas, os arquitetos costumam preferir e recomendar o uso de esquadrias de alumínio, que são resistentes à corrosão, sugerindo como acabamento ideal a pintura eletrostática ou anodização, o que possibilita o maior uso de cores diferenciadas e uma menor aderência de sujeiras. Já as madeiras da obra podem ser protegidas com o uso de verniz e/ou tratamentos especiais, e os tijolos com verniz, silicone ou reboco, pedindo cuidados constantes.

Além da maresia, há outras inferências litorâneas bastante típicas, como a exposição ao sol, aos ventos fortes e também à maior quantidade de chuvas. Tudo isso acaba influenciando na quantidade de ações e manutenções que se deve fazer periodicamente na casa. Assim, é importante criar na edificação áreas de transição entre o meio externo e interno, utilizando brises, marquises e pavimentos articulados como alternativa.