Bastante comum na Europa, as estruturas metálicas deestruturas metálicas vêm cada vez mais conquistando seu espaço no Brasil. Na construção civil e arquitetura, residencial, comercial ou industrial, as vantagens sobre o aço são muitas. A começar pelo menor peso, que influencia na fabricação, transporte e montagem, traduzindo-se em economia e praticidade sem perda na qualidade e durabilidade.

Além de leve, o alumínio apresenta excelente resistência à corrosão. Após a extrusão do perfil, uma camada fina de óxido de alumínio ajuda a proteger o metal, oferecendo também a propriedade de autorregeneração quando as peças são afetadas.

Outros diferenciais importantes do alumínio são: menor ocorrência de deformações que podem se dar durante o processo de manuseio, e a alta condutibilidade térmica, o dobro do aço.

O alumínio também se faz um ótimo material para acabamento e decoração, pois possibilita a concepção de diversas formas de seções, sendo fornecido em perfis sólidos (ou abertos) e tubulares (ou fechados). E devido às suas propriedades físicas, pode ser facilmente furado, cortado, usinado ou puncionado, o que possibilita, entre outras vantagens, a união das peças estruturais por aparafusamento ou rebitagem à frio, o que oferece mais beleza às ligações.

E falando em beleza, alguns acabamentos específicos do alumínio como anodização, pintura, esmaltagem porcelanizada e texturização mecânica, oferecem um resultado surpreendente.

Por isso, na hora de trabalhar com estruturas metálicas, pense nas vantagens do alumínio e ótimo projeto!