Você já ouviu falar em telhados verdes? Eles são uma excelente solução em arquitetura e oferecem benefícios que vão além da estética. Consistem em uma camada vegetal sobre uma base que pode ser uma laje ou até mesmo um telhado convencional, desde que impermeabilizados.

Os telhados verdes retardam a drenagem da chuva, contribuindo para reduzir a saturação das galerias pluviais e, consequentemente, as enchentes. Outra função importante desse tipo de telhado é ser um isolante térmico e de ruído para dentro da casa ou apartamento – com isso, os gastos energéticos com aquecimento ou condicionamento diminuem, gerando uma economia de energia.

As áreas verdes, como a desses telhados, também contribuem para a captação de carbono e outros gases decorrentes da poluição, especialmente nos grandes centros urbanos.

Além disso, as áreas verdes diminuem o estresse das pessoas, trazendo um pouco de verde em meio a tanto concreto. Isso sem falar, é claro, da beleza diferenciada que proporcionam às cidades.